O que é chica palito???


Esse nome me veio a cabeça, nem sei como e nem quando, acho até que irritei com o google por ter várias "carolines" no mundo e não conseguia achar um nome pra email. Enfim, veio chica palito.







Muito prazer!



Quero contar algumas situações e percepções que tenho sobre a vida, melhor, a rotina da vida. Do meu trabalho, da minha casa, da minha janela. Quero ler, comentar e discutir sobre o cotidiano.





Bem-Vindos!















domingo, 13 de fevereiro de 2011

As jovens de 93 anos...

Iolanda e Liter
Moro em um prédio antigo, de esquina, marrom. Meus alunos, quando vem dormir aqui, dizem que eu moro em um castelo. Faz mesmo lembrar um, alguns moradores da vizinhança o chamam de castelinho.
O prédio tem três andares, mais ou menos distribuidos, por ser um prédio familiar não segue as regras de ter zelador, caixas de correio e condomínio.
No andar de baixo, o térreo, mora a Bisa Iolanda, uma senhora de 93 anos, que sofre de alzheimer. Quem pensa que conversar com ela é entediante está completamente equivocado, claro, ela repete sim mil vezes o que acabou de fazer: Já almoçei? o que tinha no almoço? e sempre quando a resposta é afirmativa ela respond: nossa tô ficando pateta hein. Se tu estiver disposto a saber de Porto Alegre, do bairro Passo D'areia, dos costumes do início do século XX, achará uma ótima relatora. Além disso, cuidado!!! A bisa tem sempre respostas na ponta da língua.
Quando me mudei para o prédio dela - sim, o prédio é dela - aprendi a entender como pensam e como os idosos lidam com toda essa revolução do comportamento moderno. Além desta grande figuraça, que acabei de apresentar, existe uma outra personagem da mesma idade chamda dona Liter - não sei se é assim que se escreve o nome dela, mas quando eu pergunto: é  L -I -T- E -R? ela responde:  não perde teu tempo com um nome feio desses -  Dona Liter sabe tudo, lê tudo, pergunta tudo. Ela é, como se diz no nosso tempo, TRI ANTENADA.
 Sabe a idade  e o nome dos vizinhos, suas profissões e um pouco, por que não, das suas intimidades. Mora numa casa de madeira, do outro lado da rua; uma casa antiga, telhado antigo, grades antigas fazendo com que a vizinhança desconhofie que tal casa seja da mesma idade da velha. Mora com um neto adotivo e mais 16 cachorros.De-zes-seis!
Dona  Liter adora duas coisas, além de saber da vida alheia, de palavra cruzada e nomes. Na hora que conhece alguem, pergunta o nome e vai logo dizendo a procedencia...é grego...tenho certeza! e se não gosta do nome diz na lata! Que nome feio, não tinha outro não? quem vai se ofender com uma jovem senhora de 93 anos?!
O mais estranho, engraçado e ao menos interessante, é que uma tem alzheimer e a outra é surda. Uma aprova a candidatura da Dilma e a outra acha que as mulheres estão querendo se igualar aos homens. Uma fala palavrão e bate o pé a outra também é assim. Passam as tardes juntas, conversam, tomam café, conversam. Uma tira um cohilo na cadeira de balanço, a outra faz palavra cruzada. Conversam. Cai a noite, e no outro dia cedinho estão no mesmo lugar, na varanda...
Dizem elas que tem um senhor muito interessante que passa todas as tardes para comprimenta-las, dizem que estão esperando quem ele vai escolher para o flerte. Se fosse eu escolheria....as duas...com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário